Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/808
Título: Plano de recuperação de área com voçoroca na porção noroeste do Campus Morro do Cruzeiro - UFOP.
Autor(es): Ferreira, Daniela Arcanjo Paiola
Orientador(es): Lima, Hernani Mota de
Membros da banca: Lima, Hernani Mota de
Miranda, José Fernando
Eduardo, Denny Fernandes
Palavras-chave: Contenção de processo erosivo
Estabilização de encosta
Cobertura vegetal
Data do documento: 2017
Referência: FERREIRA, Daniela Arcanjo Paiola. Plano de recuperação de área com voçoroca na porção noroeste do Campus Morro do Cruzeiro - UFOP. 2017. 59 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Minas) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: Os processos erosivos quando desencadeados por ações antrópicas podem causar diversos prejuízos socioambientais e financeiros. A contenção e reparação destes, por sua vez, demandam alto valor de capital e de mão de obra. Segundo diversos pesquisadores, o restabelecimento da cobertura vegetal é o melhor método de contenção em longo prazo de processos erosivos, sendo este, portanto, essencial na recuperação das áreas afetadas. Na porção noroeste do Campus Morro do Cruzeiro - UFOP, Ouro Preto, Minas Gerais, uma encosta apresenta duas voçorocas e uma feição erosiva em processo de erosão acelerada, que colocam em risco de escorregamentos edifícios e construções de infraestrutura. A área, hoje afetada pelo processo erosivo, era um dos taludes de uma antiga pilha de disposição de estéril da mina de bauxita que existiu no Morro do Cruzeiro. Este estudo propõe um plano de recuperação da área com o objetivo de controlar o processo erosivo, estabilizar estruturalmente a área, e possibilitar o desenvolvimento de uma comunidade vegetal e microbiota. Foi realizado, inicialmente, um estudo bibliográfico para estabelecer o referencial teórico que auxiliou no esclarecimento do sistema conceitual dos processos erosivos. Também através de estudos bibliográficos e estudos em campo, foram analisadas as características geológicas, geoquímicas e físicas da área; bem como os melhores métodos mecânicos e vegetativos de contenção de processos erosivos e estabilização de encostas para a área em estudo. Foi proposto o retaludamento da cavidade da voçoroca 1 e a utilização de mantas anti erosivas para o recobrimento imediato da cavidade retaludada. Para a voçoroca 2 foi proposto o preenchimento da cavidade da voçoroca com canga (material disponível nas proximidades da área de estudo). Para a feição erosiva foi proposta a construção de paliçadas de madeira. Foi proposta, também, a revegetação com a utilização de sementes de plantas nativas para o recobrimentos, em longo prazo, das encostas retaludadas da voçoroca 1, para o recobrimento da superfície da cavidade preenchida da voçoroca 2 e para os arredores das paliçadas da feição erosiva.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/808
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/05/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia de Minas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_PlanoRecuperaçãoàrea.pdf2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons