Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/784
Título: Festas de Vila Rica e Mariana : referenciais teóricos e metodológicos.
Autor(es): Neves, Gilciane Aparecida Gesualdo Marques
Orientador(es): Andrade, Francisco Eduardo de
Palavras-chave: Festas populares
Festas religiosas
Cultura - Minas Gerais - história
Data do documento: 2009
Referência: NEVES, Gilciane Aparecida Gesualdo Marques. Festas de Vila Rica e Mariana : referenciais teóricos e metodológicos. 2009. 51 f. Monografia (Especialização em Cultura e Arte Barroca) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2009.
Resumo: A referida monografia de Pós-graduação em Cultura e Arte Barroca analisa algumas abordagens sobre festas em Vila Rica e Mariana, no período de 1733-1748, em obras e estudos dos seguintes autores: Iris Kantor, Mary Del Priore, João Adolfo Hansen, Camila Fernanda Guimarães Santiago e Laura de Mello e Souza. O objetivo deste estudo é identificar e confrontar os referenciais teóricos utilizados pelos autores e, a partir dessa análise, apontar as diferenças e semelhanças entre cada abordagem. Constata-se que abordagens feitas a partir de um mesmo referencial teórico apontam aspectos divergentes e enfoques diversificados. A festa não é objeto apenas da história cultural, ela pode ser enfocada sobre a ótica da história social, política e também das mentalidades.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/784
Licença: Disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:Cultura e Arte Barroca

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_FestasVilaRica.pdf244,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.