Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/700
Título: Correlação entre os parâmetros dos critérios de ruptura de Mohr-Coulomb e o critério generalizado de Hoek-Brown.
Autor(es): Chácara, Débora Magalhães
Orientador(es): Nogueira, Christianne de Lyra
Membros da banca: Nogueira, Christianne de Lyra
Silva, José Margarida da
Pimenta, Livia Maria Vasconcelos
Palavras-chave: Mecânica das rochas
Critérios de ruptura
Mohr-Coulomb
Hoek-Brown
Estabilidade de escavações
Data do documento: 2017
Referência: CHÁCARA, Débora Magalhães. Correlação entre os parâmetros dos critérios de ruptura de Mohr-Coulomb e o critério generalizado de Hoek-Brown. 2017. 34 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Minas) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: A mecânica das rochas insere-se no contexto da geomecânica e seu estudo é fundamental para definição do método de lavra e toda a geometria de uma mina. Quando se escava um maciço, suas tensões in situ são modificadas e sua redistribuição pode ocasionar situações de risco de rupturas de taludes ou aberturas subterrâneas. A avaliação do risco de ruptura pode ser definida a partir da determinação de um fator de segurança que por sua vez depende do critério de resistência adotado. Os critérios de resistência mais utilizados na atualidade são os critérios de Mohr-Coulomb e generalizado de Hoek-Brown. Assim, este trabalho tem como objetivo a obtenção automática de uma correlação ótima entre os parâmetros de resistência destes dois critérios. Com o auxílio de uma planilha eletrônica, foi possível obter os valores médios de coesão e ângulo de atrito que conduzem a um erro mínimo quadrático obtido entre os valores de tensão principal maior definida pelos dois critérios, dentro de uma determinada faixa de tensão principal menor e a partir de um conjunto de parâmetros de resistência do critério de Hoek-Brown.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/700
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/09/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia de Minas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_CorrelaçãoParametrosCritério.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons