Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/61
Título: Atuação de instrutores leigos nas academias de ginástica: uma análise a partir dos saberes docentes.
Autor(es): Barroso, Yuri Windson Santos
Orientador(es): Paixão, Jairo Antônio da
Palavras-chave: Instrutores leigos
Saberes docentes
Academias de ginástica
Data do documento: 2014
Referência: BARROSO, Yuri Windson Santos. Atuação de instrutores leigos nas academias de ginástica: uma análise a partir dos saberes docentes. 2014. 34f. Monografia (Educação Física – Bacharelado)-Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.
Resumo: O estudo analisou a atuação de instrutores leigos em academias de ginástica, bem como a aquisição de saberes e competências necessárias a uma intervenção de qualidade, a partir de uma investigação de campo, descritiva e de cunho qualitativo. Em um ambiente em que as pessoas buscam de forma precípua a saúde e qualidade de vida, esses instrutores, basicamente com formação no ensino médio, fundamentam sua atuação nas vivências como praticantes de musculação e atividades físicas coletivas, normalmente oferecidas em academias de ginástica. Na busca por saberes específicos ao campo do bacharelado, destaca-se o compartilhamento de experiências com outros instrutores e informações acessadas em diversos sites na internet. Evidenciou-se o desejo e a necessidade por parte desses sujeitos de ingressar no curso de bacharelado em Educação Física. ________________________________________________________________________________________
ABSTRACT: The study analyzed the performance of lay instructors in gyms, as well as the acquisition of knowledge and skills needed for a quality intervention, by a field investigation, with descriptive and qualitative nature. In an environment in which people search for health and quality of life, these instructors with training in high school, base their actions on experiences as bodybuilders and practitioners of collective physical activities. In search for specific knowledge to their performance, stand out the sharing of experiences with other instructors and information accessed ondifferentwebsites on the internet. It was shown the desire and need of these individuals to enter the bachelor's - Physical Education course.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/61
Licença: Autorização concedida à Biblioteca de TCC da UFOP pelo autor(a), 03/12/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_Atuaçãoinstrutoresleigos.pdf1,56 MBUnknownVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons