Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/543
Título: Perfil dos usuários do cartão de crédito de uma agência bancária privada de Congonhas - MG.
Autor(es): Chaves, Talita Ferreira
Orientador(es): Mendes, Chrystian Soares
Membros da banca: Mendes, Chrystian Soares
Torres, Carlos Eduardo da Gama
Matos, Getúlio Alves de Souza
Palavras-chave: Inadimplência
Cartão de crédito
Congonhas - MG
Bancos comerciais
Data do documento: 2016
Referência: CHAVES, Talita Ferreira. Perfil dos usuários do cartão de crédito de uma agência bancária privada de Congonhas - MG. 2016. 46 f. Monografia (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.
Resumo: Com o processo de estabilização econômica do Brasil, após a criação do Plano Real, houve um crescimento expressivo do acesso ao crédito, especificamente ao cartão de crédito. Segundo dados do BACEN, (2014), até o ano de 2013 o número de cartões de créditos ativos aumentou cerca de 7,3%, totalizando 87,5 milhões. Já os cartões de débito registraram alta de 9,8% e um total de 106,2 milhões de cartões. Neste sentido, o presente estudo buscou analisar o perfil do usuário de cartão de crédito em uma agência bancária na cidade de Congonhas MG, além de verificar o número de inadimplentes na agência que fazem uso desta ferramenta. Para tanto, foram aplicados 65 questionários aos clientes detentores de cartão de crédito. Os principais resultados encontrados Mais de 60% dos entrevistados possuíam mais de dois cartões de crédito, além de pagarem uma valor médio de fatura em torno de R$ 500,00 a R$ 1.000,00, que representaram 45% da amostra. Ao questioandos sobre a freqüência de utilização do cartão, mais de 30% informaram usar regularmente, sendo que 95% utilizam o cartão para lazer, compras e gastos com alimentação. Em relação a inadimplência verificou-se que 35% estão em dívida por mais de 4 meses. Outro fator importante de se destacar foi a falta de conhecimento sobre as taxas e forma de utilização do cartão. Deste modo, o presente estudo pode perceber a necessidade dos clientes terem mais informações de como utilizar conscientemente o cartão de modo a melhorar sua saúde financeira.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/543
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 09/09/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.3, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta obra.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons