Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5408
Título: Análise do comércio internacional brasileiro com foco nos produtos farmacêuticos e sua relação com os modelos de padrão de comércio abordado por Krugman.
Autor(es): Alvarenga, Pedro Procópio Alves
Orientador(es): Oliveira, Francisco Horácio Pereira de
Membros da banca: Oliveira, André Mourthé de
Cosentino, Daniel do Val
Oliveira, Francisco Horácio Pereira de
Palavras-chave: Paul Krugman
Comércio internacional
Economia
Medicamentos
Data do documento: 2023
Referência: ALVARENGA, Pedro Procópio Alves. Análise do Comércio Internacional brasileiro com foco nos produtos farmacêuticos e sua relação com os modelos de padrão de comércio abordado por Krugman. 2023. 32 f. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo testar se os modelos de padrão de comércio internacional estudados por Krugman, Obstfeld e Melitz (2015) explicam a balança comercial de produtos farmacêuticos no Brasil. Para isso, foi realizada uma análise qualitativa dos dados históricos de exportação e importação de produtos farmacêuticos, e do Brasil entre 2017 e 2021 de produtos farmacêuticos no Brasil, bem como uma análise para verificar se os modelos de comércio internacional, como o modelo de vantagens comparativas, economia interna de escala, modelo Ricardiano e de H-O se aplicam ao caso brasileiro. Os resultados mostraram que os modelos de comércio internacional estudados por Krugman, Obstfeld e Melitz (2015) não explicam a balança comercial de produtos farmacêuticos no Brasil.
Resumo em outra língua: This monograph aims to test whether the international trade pattern models studied by Krugman, Obstfeld e Melitz (2015) explain the pharmaceutical trade balance in Brazil. To do so, a qualitative analysis of historical data on pharmaceutical imports and exports in Brazil between 2017 and 2021 was conducted, as well as an analysis to verify whether international trade models such as the comparative advantage model, internal economies of scale, Ricardian model, and H-O model apply to the Brazilian case. The results showed that the international trade models studied by Krugman, Obstfeld e Melitz (2015) do not explain the pharmaceutical trade balance in Brazil.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5408
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AnáliseComércioInternacional.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons