Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3459
Título: Patrimônio Cultural e sua proteção sob a ótica do direito comparado entre Brasil e França.
Autor(es): Borba, Vitor Lordello
Orientador(es): Paiva, Carlos Magno de Souza
Membros da banca: Paiva, Carlos Magno de Souza
Albuquerque, José Luiz Singi
Pinheiro, Rosana Sampaio
Palavras-chave: Patrimônio cultural
Patrimônio cultural - proteção - legislação
Direito comparado
Data do documento: 2021
Referência: BORBA, Vitor Lordello. Patrimônio Cultural e sua proteção sob a ótica do direito comparado entre Brasil e França. 2021. 66 f. Monografia (Graduação em Direito) - Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: Busca-se comparar a construção da noção e política de patrimônio cultural da França e do Brasil, e enxergar influências, similaridades e inspirações entre as duas experiências. Dedica-se a introduzir como se dá a pesquisa comparativa e estabelece seus métodos em espécie, de forma a demonstrar a opção por cada um de forma justificada. Visa estabelecer a evolução histórica de cada país para se contextualizar com as normas e instituições referentes ao tema. Diante da exposição, busca-se estabelecer um caso prático, de natureza similar, tanto formal quanto material. A comparação entre a salvaguarda do modo de fazer Queijo Artesanal de Minas, no Brasil, e o Queijo Saint-Nectaire, na França, para a análise de cada política de proteção e promoção do patrimônio cultural imaterial, já que ambos os países são signatários da Convenção da Unesco sobre este tema.
Resumo em outra língua: Il cherche à observer la construction de la notion et de la politique de patrimoine culturel en France et au Brésil. Il se consacre à introduire comment se déroule la recherche comparative et établit ses méthodes en espèce, afin de démontrer l'option pour chacun d'une manière justifiée. Il vise à établir l'évolution historique de chaque pays afin de se contextualiser avec les normes et institutions liées au sujet. Après l'exposition, il cherche à établir un cas pratique, de nature similaire, tant formelle que matérielle. La comparaison entre la sauvegarde du mode de fabrication du fromage Queijo Artesanal de Minas, au Brésil, et du fromage Saint-Nectaire, en France, pour l'analyse de chaque politique de protection et de promotion du patrimoine culturel immatériel, puisque les deux pays sont signataires de la Convention de l'UNESCO sur ce thème.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3459
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_PatrimônioCulturalProteção.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons