Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3424
Título: Avaliação dos condicionantes geomecânicos-estruturais e geomorfológicos de voçorocas em filito, na porção centro sul do Quadrilátero Ferrífero, MG.
Autor(es): Honorato, Josiane Pimenta
Orientador(es): Lana, Cláudio Eduardo
Cardoso, Luiz Henrique
Membros da banca: Lana, Cláudio Eduardo
Leão, Lucas Pereira
Silveira, Larissa Regina Costa
Palavras-chave: Geotecnia
Taludes - Mecânica do solo - Estabilidade
Geomorfologia
Voçorocas
Data do documento: 2021
Referência: HONORATO, Josiane Pimenta. Avaliação dos condicionantes geomecânicos-estruturais e geomorfológicos de voçorocas em filitos, na porção centro-sul do Quadrilátero Ferrífero, MG. 2021. 88 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: Os estudos de investigação geotécnica, amplamente aplicados a vários setores da engenharia são um importante mecanismo de conhecimento do solo e subsolo. A utilização de análises geomecânicas para avaliar o comportamento de rochas e solos ainda é pouco aplicada a estudos sobre processos de formação de voçorocas, que por sua vez, baseiam-se em metodologias, em sua maioria, de análises qualitativas. Diante do exposto, este trabalho propõe uma investigação de voçorocas que ocorrem em filitos, da Formação Cercadinho, localizadas na porção centro-sul do Quadrilátero Ferrífero. Atualmente, há poucos estudos focados nessa unidade supracrustal, na qual se encontram os filitos, pois as pesquisas a respeito desse tema concentram-se, majoritariamente, nas feições erosivas que ocorrem no embasamento cristalino. Para a análise de voçorocas em filito, adotou-se uma metodologia de análise tanto quantitativa quanto qualitativa. A análise quantitativa utilizando-se método de classificação Rock Mass Rating (RMR), revelou que o maciço que origina o manto intempérico nos quais as voçorocas se desenvolvem é classificado como maciço rochoso fraco, para a maioria das avaliações. E, a análise cinemática, a partir da qual foram identificados que os possíveis modelos de ruptura são do tipo planar e em cunha, comprovaram as informações preliminares visuais de campo. Quanto à avaliação geomorfológica, esta apresentou resultados favoráveis à influência dos parâmetros analisados: lineamentos, declividade e drenagem para o desenvolvimento de feições erosivas. Desse modo, a aplicabilidade dos métodos geomecânicos-estruturais e geomorfológicos mostraram-se pertinentes para processos de investigação da formação e evolução de voçorocas em filito.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3424
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AvaliaçãoCondicionantesGeomecânicos.pdf4,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons