Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/336
Título: Extensão universitária, gestão do conhecimento e sustentabilidade : um estudo de caso na incubadora de empreendimentos sociais e solidários da UFOP.
Autor(es): Bouzada, Douglas de Paula
Orientador(es): Alves, Jean Carlos Machado
Membros da banca: Alves, Jean Carlos Machado
Oliveira, Elisângela Fátima de
Pinto, Rafael Lucas Machado
Palavras-chave: Extensão universitária
Gestão do conhecimento
Sustentabilidade
Incubadoras tecnológicas
Engenharia de produção
Data do documento: 2017
Referência: BOUZADA, Douglas de Paula. Extensão universitária, gestão do conhecimento e sustentabilidade : um estudo de caso na incubadora de empreendimentos sociais e solidários da UFOP. 2014. 62 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2014.
Resumo: Dar continuidade e sustentabilidade a projetos de extensão como a Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da Universalidade Federal de Ouro Preto- INCOP é um desafio para os discentes e docentes da Universidade Federal de Ouro Preto, assim são feitos estudos em diversas áreas para buscar e encontrar soluções para sustentar tais projetos. Porém, nota-se uma lacuna ao que tange os estudos dessa sustentabilidade com relação à engenharia de produção e sendo a mesma uma engenharia que possui um amplo campo de atuação percebeu-se que poderia se encontrar contribuições importantes para a continuidade de projetos como a INCOP. Sendo assim, uma importante área de estudo da engenharia de produção, que é a gestão do conhecimento, e percebendo a carência dessa gestão na INCOP, o presente trabalho tem como objetivo analisar, sob a ótica da sustentabilidade, estratégias de gestão do conhecimento de programas de extensão como a Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da UFOP/ INCOP. Foram identificadas algumas ações já desenvolvidas pela INCOP que condizem com a gestão do conhecimento, porém, que podem ser melhoradas a partir de novos estudos. Assim, a gestão do conhecimento se faz uma importante ferramenta de sustentabilidade e suas ações poderão ajudar na melhoria do trabalho na INCOP.
Resumo em outra língua: To continue and support the extension projects as the Incubator Social Entrepreneurship and Solidarity of Universidade Federal de Ouro Preto – INCOP is a challenge for the students and professors of the Universidade Federal de Ouro Preto; studies will be made in several areas to try seek and find solutions to support these kinds of projects. However, a gap can be seen in the studies to support these projects in the Industrial Engineering field. Industrial Engineering has a large area of operation that could be found important contributions to continue projects such as INCOP. One of the important areas in Industrial Engineering is the knowledge management, which understands the flow of information and the lack of such management in INCOP. Thinking about sustainability, this work of course conclusion has the objective to analyze the knowledge management strategies of extension projects such as Incubator Social Entrepreneurship and Solidarity of Universidade Federal de Ouro Preto – INCOP. Even though some research is already developed for INCOP matches with the knowledge management, it can be improved from new studies and searches. In conclusion, the knowledge management is an important tool of sustainability and its programs and actions helps the improvement of INCOP Works.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/336
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 21/10/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais e não permite a adaptação da obra.
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - JMV

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ExtensãoUniversitáriaGestão.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons