Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/322
Título: BOPE Game : um sistema para gamificação de processos de software.
Autor(es): Gonçalves, Geovana da Conceição
Orientador(es): Pereira, Igor Muzetti
Membros da banca: Pereira, Igor Muzetti
Amorim, Vicente José Peixoto de
Alexandre, Rafael Frederico
Oliveira, Fernando Bernardes de
Palavras-chave: Gamificação
Motivação
Android - recurso eletrônico
Gestão de projetos
Software de aplicação
Data do documento: 2017
Referência: GONÇALVES, Geovana da Conceição. BOPE Game : um sistema para gamificação de processos de software. 2017. 76 f. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2017.
Resumo: Este trabalho é a documentação do resultado da implementação de um sistema web responsivo para a gamificação do processo de software BOPE no laboratório de computação Móvel e Sistemas Embarcados, o iMobilis-JM. Foi proposto o desenvolvimento de um software com o objetivo de motivar os estudantes universitários que fazem parte do laboratório a participarem das atividades, cumprirem com seus cronogramas e estarem em conformidade com as atividades do BOPE. Para alcançar esse objetivo, foi adaptado a gamificação no processo de software utilizado. Esta adaptação utilizou elementos de jogos em um contexto que não é um jogo. Os elementos da gamificação foram identificados de acordo com as atividades que são desenvolvidas no laboratório, considerando o perfil dos colaboradores e o ambiente de trabalho. Este trabalho relata todas as etapas utilizadas na construção do software, assim como as práticas de engenharia de software que foram aplicadas. O principal resultado deste trabalho foi a implantação do software BOPE Game que culminou na manutenção da produtividade e comprometimento dos colaboradores e na criação de um registro organizado dos dados da gamificação.
Resumo em outra língua: This paper is the implementation results documentation of a responsive web system inside BOPE software process in the Mobile and Embedded Systems computing laboratory, iMobilis-JM. It was proposed a software development with the objective of motivating the university students who are part of the laboratory to participate in the activities, to comply with their schedules and the activities of BOPE. In order to achieve this goal, it was adapted to gamification in the software process used. This adaptation used games elements in a context that is not a game. The gamification elements were identified according to the activities that are developed in the laboratory, considering the profile of the collaborators and the work environment. This paper reports all the stages used in the software construction, as well as the software engineering practices that were applied. The main result of this work was the implementation of the BOPE Game software that culminated in the maintenance of the productivity and commitment of the collaborators and in the creation of an organized registry of the gamification data.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/322
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/04/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Sistema de Informação - JMV

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_BOPEGameSistema.pdf3,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons