Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/182
Título: Utilização da metaheurística simulated annealing para a otimização da programação de turnos dos funcionários mde uma loja varejista.
Autor(es): Santos, Izabel Cristina Vilela
Orientador(es): Martins, Alexandre Xavier
Membros da banca: Fonseca, Gabriela Braga
Amaral, Mônica do
Palavras-chave: Programação de horários
Metaheurísticas
Simulated Annealing
Data do documento: 2016
Referência: SANTOS, Izabel Cristina Vilela. Utilização da Metaheurística Simulated Annealing para a otimização da programação de turnos dos funcionários de uma loja varejista. 2016. 32 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2016.
Resumo: A programação de horários está mais presente no dia a dia das pessoas do que elas conseguem perceber e uma de suas principais vertentes é a programação de escalas de funcionários, que é objeto de estudo deste trabalho. O objetivo é desenvolver um método automatizado para a programação de horários dos funcionários de uma loja varejista que satisfaça as leis trabalhistas, as preferências dos funcionários e as normas internas da organização. O estudo justifica-se pela dificuldade e demora na construção manual dessas escalas, como são feitas atualmente na empresa sob estudo. Além disso, uma escala de trabalho equilibrada garante uma maior satisfação do trabalhador, o que impacta positivamente em sua produtividade, e contribui para a redução de custos na organização, que deixa de trabalhar com falta ou excesso de pessoal. A técnica utilizada foi a metaheurística Simulated Annealing e os resultados obtidos, foram confrontados com um método exato utilizado anteriormente na resolução do problema.
Resumo em outra língua: Scheduling is more present in our daily lives than we can perceive and one of its main aspects is the employees’ scheduling, which is this paper object of study. The objective is to develop an automated method for the employees scheduling of a retail store that meets the labor laws, the preferences of employees and the internal rules of the organization. The study is justified by the difficulty and delay in the manual construction of these schedules as they are currently made in the company under study. In addition, a balanced roster ensures greater worker satisfaction, which affects positively on their productivity, and helps to reduce costs in the organization, which no more works with missing or overstaffed. The technique used was the metaheuristic Simulated Annealing and the results obtained were faced with an exact method previously used in solving the problem.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/182
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 01/03/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - JMV

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_UtilizaçãoMetaheurísticaSimulated.pdf2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons