Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/113
Título: Proposição de práticas de gerenciamento da rotina como auxílio ao controle e padronização do processo de contratação de serviços em uma siderúrgica.
Autor(es): Bentes, Carla Obolari
Orientador(es): Fernandes, June Marques
Membros da banca: Fernandes, June Marques
Alves, Jean Carlos Machado
Tavares, Maressa Nunes Ribeiro
Palavras-chave: Administração organizacional
Administração da produção
ArcelorMittal - João Monlevade - MG
Data do documento: 2016
Referência: BENTES, Carla Obolari. Proposição de práticas de gerenciamento da rotina como auxílio ao controle e padronização do processo de contratação de serviços em uma siderúrgica. 2016. 83 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2016.
Resumo: Com o aumento da competitividade e busca contínua pela racionalização e redução de custos financeiros, a aquisição de matérias-primas, suprimentos e serviços passou a representar um fator decisivo nas atividades empresariais. As atuais características do mercado mundial globalizado vêm acirrando cada vez mais a concorrência entre as empresas, fazendo com que essas busquem alternativas para se tornarem mais competitivas no mercado em que atuam. Assim, muitas organizações veem na padronização dos procedimentos operacionais como o caminho para atingir a melhoria de seus processos, e consequentemente aumento da competitividade e qualidade dos produtos/serviços ofertados aos seus clientes. Seguindo então essa linha, o presente trabalho teve o objetivo de propor a adoção de práticas do Gerenciamento da Rotina no setor de contratação de serviços na unidade da ArcelorMittal de João Monlevade. Para isso, foi realizado um levantamento dos dados relativos ao histórico de contratação da empresa, levantamento teórico abordando conceitos de processo de suprimentos, gestão de compras, gerenciamento por processos gerenciamento da rotina e ferramentas da qualidade. A partir da proposição de adoção de um padrão gerencial, observou-se que a padronização dos processos de uma organização pode trazer benefícios na realização de tarefas e atividades que compõem o processo, além de proporcionar melhorias dos resultados globais da empresa.
Resumo em outra língua: With increased competition and continuous search for rationalization and reduction of financial costs, the purchase of raw materials, supplies and services came to represent a decisive factor in business activities. The current features of the globalized world market are increasingly intensifying competition between companies, making these alternatives seek to become more competitive in the market in which they operate. So many organizations see the standardization of operating procedures as the way to achieve the improvement of their processes and consequently increase the competitiveness and quality of products / services offered to its customers. then follow this line, this study aimed to propose the adoption of the routine management practices in services procurement sector in ArcelorMittal unit João Monlevade. For this, a survey was conducted of data relating to the company's hiring history, theoretical survey addressing procurement process concepts, purchasing management, management by routine management processes and quality tools. Based on the proposal of adopting a management standard, it was observed that the standardization of processes of an organization can benefit in performing tasks and activities that make up the process, and provide improvements of the overall results of the company.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/113
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 16/03/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - JMV

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ProposiçãoPráticasGerenciamento.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons