Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1107
Title: A rede de distribuição de uma franquia de sorvetes sob a ótica da integração na cadeia de suprimentos : os desafios e as soluções.
Authors: Gouvêa, Fernanda Braziella
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Thairone Ezequiel de
Oliveira, Rita de Cássia
metadata.dc.contributor.referee: Almeida, Thairone Ezequiel de
Oliveira, Rita de Cássia
Bouyer, Gilbert Cardoso
Tavares, Maressa Nunes Ribeiro
Keywords: Engenharia de produção
Franquias
Distribuição de mercadorias
Logística empresarial
Issue Date: 2018
Citation: GOUVÊA, Fernanda Braziella. A rede de distribuição de uma franquia de sorvetes sob a ótica da integração na cadeia de suprimentos : os desafios e as soluções. 2018. 62 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2018.
Abstract: Os elementos centrais deste trabalho mostraram os desafios encontrados na integração da cadeia de suprimentos de uma franquia, assim como as possíveis soluções para os problemas encontrados. Perante o contexto, um estudo de caso foi realizado a fim de delinear as relações entre franqueado e franqueador. Para tal, usou-se como base uma franquia de sorvetes, situada na região do Médio Piracicaba, no estado de Minas Gerais. Obtiveram-se os dados e informações necessários para a análise por meio de entrevistas com o responsável pela representação e distribuição da marca no estado e com o proprietário da unidade franqueada em questão. Portanto, o presente trabalho, aprofundou o conhecimento sobre a realidade vivenciada pelos elos da cadeia de suprimentos analisados, confrontando com o modelo de negócio ideal formalizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Como resultado, ressalta-se a falta de integração entre os envolvidos e o quanto as atividades e processos são prejudicadas por esta falha. Dessa forma, espera-se que este estudo seja relevante para a melhor estruturação e otimização da cadeia em questão. As conclusões provenientes da pesquisa destacam o quanto é importante a integração entre todos os elos de uma rede, bem como o planejamento para que o crescimento da marca e avanço de mercado não sejam desestruturados, resultando no desamparo de muitos envolvidos.
metadata.dc.description.abstracten: The objective of this study is point integration's challenges of the supply chain of a franchise and to present the solutions for them. A case study was conducted to outline the relationship between franchisee and franchisor. A franchise of ice cream located in Piracicaba, MInas Gerais, was used as an example. Qualitative and quantitative data for analysis were obtained through interviews with brand representative of Minas Gerais and with the franchise owner. Therefore, the case study confroted the actual bussiness model with the ideal bussiness model formalized by the Brazilian Service of Support to Micro and Small Companies (SEBRAE). As a result, there is a lack of integration with negative impacts at processes and activities. This study will be relevant for improvement and better structuring of supply chain. The reseach results show how important is to integrate all the links in a network, as well as planning. So the brand growth and market advancement are structured, not allowing the helplessness of many stakeholders.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1107
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 11/07/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Permite o uso para fins comerciais e a adaptação desta, desde que outros compartilhem pela mesma licença.
Appears in Collections:Engenharia de Produção - JMV

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_RedeDistribuiçãoFranquia.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons