Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/104
Título: Estudo de desenvolvimento de mercado para uma empresa do setor alimentício no segmento empadaria.
Autor(es): Miranda, Anderson Louzada
Orientador(es): Fernandes, June Marques
Silva, Sérgio Evangelista
Palavras-chave: 5 forças de Porter
Geomarketing
Marketing
Planejamento estratégico
Matriz SWOT
Data do documento: 2016
Referência: MIRANDA, Anderson Louzada. Estudo de desenvolvimento de mercado para uma empresa do setor alimentício no segmento empadaria. 2016. 77 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto de Ciência Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2016.
Resumo: A Empadaria São Joaquim é uma empresa do setor alimentício situada na cidade de São Joaquim da Barra que tem como principal produto a confecção de empadas e vem estudando a possibilidade de desenvolvimento de um novo mercado na cidade de Franca-SP. O estudo de caso baseou sua conceitualização nos compostos de marketing e nas 5 forças de Porter, mas também utilizou a ferramenta de geomarketing para permitir o mapeamento dos clientes e concorrentes além da resultante Matriz SWOT. Tais produtos são resultantes do levantamento de dados de uma amostra da região central da cidade Franca, delimitada pelo autor, e de informações recolhidas pela empresa estudada. Desse modo o presente trabalho tem como finalidade realizar um mapeamento a partir das praticas de geomarketing e mostrar como ela junto com as Forças de Porter e do Composto de Marketing podem contribuir no planejamento estratégico de uma empresa de pequeno porte que deseja desenvolver um novo mercado.
Resumo em outra língua: The "Empadaria São Joaquim" is a company in the food sector in the city of São Joaquim da Barra whose main product pies, and has been studying the possibility of developing a new market in the city of Franca/São Paulo. The case study based its conceptualization in the compounds of marketing and Porter's 5 forces, also using Geomarketing tool to allow the mapping of customers and competitors, as well as resulting SWOT Matrix. These products are the result of data collection from a sample of the central city of France, bordered by the author, and information collected by the company studied. Thus this paper aims to demonstrate the feasibility and advantages of existing as Geomarketing can contribute to the strategic planning of a small company that wants to develop a new market.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/104
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 02/03/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - JMV

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EstudoDesenvolvimentoMercado.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons